Frequentemente me perguntam qual é a minha motivação para passar horas na natureza gravando sons ambientais. Cada pessoa tem seus motivos e interesses. Eu tenho os meus, que compartilho com vocês agora:

1. A Conexão – Passar horas na natureza, em silêncio enquanto gravo, permite-me pensar com clareza, longe de vozes e dos ruídos das atividades humanas. Conecto-me com o ambiente de maneira profunda, o que me traz muita paz. Um detalhe importante: jamais fico com fones de ouvido durante toda a gravação. Uso-os apenas para ajustar o som e, depois, retiro-os para apreciar a natureza ao vivo. Muitas vezes, minha esposa e meus filhos me acompanham; esse tempo que passamos juntos no campo nos une cada vez mais.

2. A Jornada – O trajeto até os pontos de gravação é, por si só, uma aventura. Vejo comunidades e pessoas com realidades diferentes da minha, o que me ajuda a compreender melhor o mundo. Eu curto a jornada tanto quanto o destino!

3. A Contribuição Científica – Como cientista, minhas gravações são sistemáticas. Registro horários, datas, locais, coordenadas e condições atmosféricas. Também fotografo os locais e anoto minhas impressões. Esses dados, combinados ao áudio, podem auxiliar a ciência na compreensão de padrões ambientais. No futuro, essas gravações poderão ser utilizadas para identificar espécies endêmicas, desconhecidas ou até extintas. Elas servem como um livro de história, uma espécie de “fóssil sonoro” de um local.

4. O Compartilhar – Muitas pessoas não têm a felicidade ou a possibilidade de estar imersas na natureza. Divulgar minhas gravações é uma forma de levar até elas um pouco do mundo natural, das sensações únicas e da felicidade de estar lá fora. A palavra-chave aqui é generosidade.

5. A Liberdade Por fim, há uma motivação extra que reservo para os céticos, aqueles que têm dificuldade em compreender os benefícios mentais do contato com a natureza ou a importância do registro ambiental. Para eles, a explicação é simples e direta: faço porque gosto. A vida é minha e é aqui que me sinto bem!

Deixe um comentário

Eu sou o Ricardo

Seja bem vindo ao BrazScape, um blog sobre a minha experiência na gravação de soundscapes nos biomas brasileiros.

I´m Ricardo. Welcome to BrazScape, a blog dedicated to my experiences recording soundscapes across Brazil’s diverse biomes.

Vamos nos conectar / Let´s connect